17 julho 2008

DECLARAÇÃO DE MADRID

A IBERO-AMÉRICA FAZ DESIGN
+ em http://www.bid-dimad.org/pt/node/79

Reunidos em Madrid entre os dias 26 e 30 de novembro de 2007, 24 designers provenientes de 14 países ibero-americanos diferentes, exercendo sua profissão a partir de distintas áreas e atuando nela desde perspectivas também diversas, decidem constituir-se em um Comitê Assessor da Bienal Ibero-americana de Design (BID) e fazem a seguinte declaração:

- O design da Ibero-américa é uma realidade insuficientemente conhecida e valorizada.

- O nível profissional dos designers ibero-americanos, o potencial dos seus milhares de estudantes e o surgimento de instituições para o desenvolvimento do design são expoentes de uma capacidade coincidente com a própria realidade emergente da Ibero-América.

- A Bienal Ibero-americana de Design nasce neste primeiro encontro na Central de Design Matadero em Madrid com a vocação de transmitir esta realidade às instituições, empresas, centros de formação profissional, administrações públicas e à sociedade em geral.

- Neste começo do século XXI, imersos em uma cultura cada vez mais globalizada, a produção significativa do design ibero-americano surge como contraponto de diversidade e expoente de uma realidade vital e mestiça diante da proposta de homogeneidade e uniformidade dominante.

- No marco de uma sociedade crescentemente desigual, o design é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento e coesão de nossa região, gerando níveis mais altos de inovação e competitividade em nossas economias.

- No momento atual, quando o câmbio climático é fruto de uma atividade produtiva e hábitos de consumo insustentáveis, a atividade responsável dos designers pode converter-se em um importante fator de racionalidade.

- A atividade educativa do design exercida a partir da profissão e dos múltiplos centros de formação de nossos países é uma dimensão central para o futuro de nossas sociedades às quais as administrações públicas devem prestar uma atenção preferencial.

- A Bienal Ibero-americana de Design será muito mais que uma exposição de trabalhos e abordará o território do design de maneira transversal à própria disciplina, gerando âmbitos de discussão que irão abarcar aspectos e temas relacionados com a cultura, a educação, a indústria, o mercado e, em geral, a sociedade e suas necessidades.

- Nós, designers, intervimos, através de nossa reflexão e nosso trabalho, na vida de nossos povos e nossas cidades, nossas empresas e nossas instituições. A verdadeira finalidade do design são as pessoas, e não os objetos. Nesta concepção de nossa profissão nos declaramos plenamente identificados como designers.

Assinantes da Declaração de Madrid Félix Beltrán. México; Henrique Cayatte; Portugal; Gonzalo Castillo. Chile; Dicken Castro. Colômbia; Alberto Corazón. Espanha; Iván Cortés. Colômbia; José Cuendias. Cuba; Manuel Estrada. Espanha; Rubén Fontana. Argentina; Stephen Kaplan. República Dominicana; Ruth Klotzel. Brasil; Adrián Lebendiker. Argentina; Joao Machado. Portugal; Nani Marquina. Espanha; Peter Mussfeldt. Ecuador; Óscar Pamio. Costa Rica; Celeste Prieto. Paraguai; Francisco Providência. Portugal; Marita Quiroz. Peru; Carlos Rodríguez. Venezuela; Óscar Salinas. México; Álvaro Sotillo. Venezuela; Ignacio Urbina. Venezuela; Giovanni Vannucchi. Brasil

Sem comentários: